quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cozinhas e banheiros: qual o melhor modelo de cortina e persiana?

Questões como manutenção e a presença de umidade e gordura exigem cuidado na escolha do material para estes ambientes
Tecidos com tratamento antiestático inibem bastante o acúmulo de pó e gordura
Na decoração de cozinhas e banheiros há sempre uma dúvida muito comum: qual o melhor produto e tecido para cobrir as janelas? Não há como evitar na cozinha a presença da gordura e da fumaça, por melhor que seja o exaustor. Assim como a umidade e o vapor são constantes no banheiro.
Considerando todos estes elementos, a escolha do tecido e do modelo da cortina e persiana exige um cuidado especial.  “As persianas evoluíram bastante, principalmente no que se refere à tecnologia, permitindo sua utilização nas cozinhas e banheiros, o que antes era impensável”, destaca a arquiteta Estela Netto.
A evolução dos tecidos é responsável em grande parte por esta flexibilidade no uso das cortinas e persianas. “A tela solar, feita com PVC e fibra de vidro, pode ser limpa com pano úmido e sabão neutro quando ainda está em uso, ou seja, dependurada mesmo. Não é preciso tirá-la da janela para limpá-la”, exemplifica a profissional. Há ainda, tecidos com tratamento antiestático, que inibe o acúmulo de pó e gordura.
Persianas bloqueiam o calor e proporcionam privacidade
Segundo a arquiteta Iara Santos, os modelos de persiana mais indicados para o banheiro e cozinha são: alumínio, rolô e romana. “Elas controlam a entrada de luz, bloqueiam o calor e proporcionam privacidade”, explica Iara. Já Estela Netto destaca que o uso de persianas é vantajoso em diversos ambientes. “O único ambiente da casa onde a cortina ainda é mais indicada do que a persiana é no quarto. No restante dos espaços, a persiana é sempre recomendada. Ela confere praticidade, leveza e modernidade, além de um toque de beleza”, completa Estela.
Outro aspecto que deve ser observado, sobretudo nos banheiros, é a necessidade do controle da privacidade. As Cortinas Rolô em fibra de vidro e PVC são resistentes à umidade e também impedem a visão de quem está dentro deste ambiente. Também é possível optar por tecidos sintéticos, que não são alterados com a umidade e podem ser limpos com detergente, ou pelas persianas com lâmina de alumínio, que dificulta a fixação da sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário